dezembro 18, 2004

Rio Atlântico

O António Viriato, do Alma Lusíada, deixou este texto na caixa de comentários do Gávea. Acho que pode ser um ponto de partida para uma discussão, como a que ocorreu aqui acerca do Acordo Ortográfico:
«A iniciativa do blogue Gávea, votado a promover o conhecimento recíproco da comunidade luso-brasileira, é, em si mesma, muito louvável, no deserto actual dominante na matéria.Mas, para lograr verdadeiro êxito, deve deixar-se de cedências ao politicamente correcto e não ter medo de tocar em certos temas-tabu, como a pouca simpatia e a diminuta curiosidade dos brasileiros, em geral, pela realidade portuguesa, seja ela de que tipo for: económica, política, histórica, artística ou literária, apesar dos esforços meritórios e persistentes de uns poucos, de ambas as margens do Atlântico. Não basta falar a mesma língua, para que nos entendamos ; é preciso alguma predisposição mental para compreender o nosso interlocutor e aqui parece-me que há um longo caminho a percorrer, sobretudo da parte dos nossos irmãos brasileiros. [...]»

12 comentários:

Silvia Chueire disse...

Está bem, eu que resisto tanto a este tipo de discussão, não resistirei desta vez. : )
O Gávea é muito bem-vindo, não apenas porque divulga a literatura brasileira para os portugueses, mas porque o faz também para nós brasileiros (não há um blog brasileiro com esta variedade de informações ao que eu saiba). Porque tem a liberdade de comentar literatura, eventos, livros, autores e abrir tudo isso aos comentários. Ou seja, à troca de opiniões.

Quanto aos "temas-tabu", não creio que sejam temas-tabu. Nunca percebi aqui pouca simpatia pelos portugueses ou pelas vossas manifestações culturais, políticas, etc. O que percebo claramente , aí sim, é o nosso desconhecimento, a pouca informação que temos. Suponho , e isso é apenas suposição, que o mesmo só não se dá em Portugal do mesmo modo pela invasão maciça de informações via TV. E o tipo de demanda que isto causa.
O mais creio que são apenas idéias pré-concebidas e que é responsabilidade de todos nós independentemente da nacionalidade, divulgar seriamente junto a outros paises o que está acontecendo. A verdade é que aqui temos raríssimas notícias do que aí acontece.
Quer na TV, quer nos jornais. O que pode fazer também supor que é nossa a responsabilidade pela não divulgação - a media não achar interesse nisto, por exemplo -. E vossa que deviam estar a divulgar o vosso país mais dedicadamente, o que os blogs portugueses têm o mérito de tentar fazer, mesmo que indiretamente. E digo isto sem a menor sombra de antipatia ou irritação, mesmo porque conheço Portugal e suas circunstâncias bem mais do que a maioria e gosto do vosso país e do povo. Muito mesmo.
Grande abraço,
Silvia Chueire

António Viriato disse...

O desconhecimento mútuo da Comunidade Luso-Brasileira entronca numa série de equívocos muito antigos, alguns vindos do tempo da independência do Brasil, com recriminações e queixas de ambos os lados. Mas não valerá a pena evocar ou mexer em feridas, que podem de novo sangrar. Melhor é deixá-las sarar de vez e procurar ultrapassar a situação presente de injustificável ignorância recíproca e aproveitarmos as poucas oportunidades que surgem para divulgarmos entre nós aquilo que de bom se vai fazendo no campo cultural, sobretudo, e como juntos poderemos trabalhar pela dignificação de uma cultura original, assente numa língua comum. Que não fiquemos na situação uma vez caricaturada por, creio, Bernard Shaw ou Oscar Wilde, a respeito da relação entre os EUA e os britânicos : povos diferentes separados por uma língua comum. Que nunca isto se possa dizer da nossa Comunidade, em que se poderia incluir uma outra família mais alargada, como a que resultou do contacto e do convívio dos portugueses de quinhentos por esse largo mundo. Para fomentar esse desejado conhecimento aqui temos uma boa iniciativa na criação deste espaço generosamente oferecido pelos diligentes autores do Gávea. Aproveitemo-lo, pois. Carpe diem.

António Viriato disse...

Correcção : onde está «EUA» leia-se «americanos».

Elton Pinheiro disse...

Caríssimos,
A proposta do Gávea, para mim, é linda. Para outros também. Outros, tanto quanto eu, que atravessaram a bordo de um geração pálida (no Brasil)o fim de um regime pouco afeito às Artes, ao outro. Venho aqui e aprendo; de certa forma, trago o Brasil comigo. O Brasil que não me mostra a beleza dos autores portugueses tanto quanto poderia. O Brasil que, nem mesmo dos autores brasileiros parece ter orgulho.

Eu estou curtindo demais (o Gávea), tenho lido ótimas páginas, tenho bebido da fonte rica de Portugal. Lamento que em geral ela seja tão mais interessada, preparada talvez. É claro, o BRasil é esse sistema de erros administrativos que se engole com propaganda de cerveja e seio de mulher bonita, e que assiste ao Domingo no programa de auditório, lê revista de novelas e as vê. Tão distante de Saramago quanto de Guimarães Rosa. É preciso paciência; como diz na Bíblia, "aquele que perseverar até o fim, este será salvo." Não poderemos modificar décadas rapidamente.

Se vocês, caros amigos, estiverem aprendendo tanto quanto eu aqui, então estamos mesmo começando a trilhar um caminho louvável. Admirável até.

Abraços,

denny disse...

Realmente creio que há um desconhecimento sobre a realidade portuguesa aqui no Brasil, em todos os campos; na literatura, conhece-se apenas o Camões, Eça de Queiroz e Saramago, ou seja, quem é de fato reconhecido no mundo inteiro.
Sem querer diminuir a importância de Portugal, há no Brasil um mesmo sentimento quanto aos americanos: eles nem sabem que Buenos Aires não é a capital do Brasil. Respondendo a isso, um americano me disse certa vez: "mas você, que é brasileiro, sabe qual é a capital da Lituânia?".
Enfim, não se dá para saber sobre tudo. Claro que, por Portugal ter um passado importante na História brasileira, ele deveria ser privilegiado na cultura tupiniquim(?).
Abraço,
opedante.blogspot.com

Fernando Frazão disse...

Boa noite a todos e particularmente ao Francisco que mais uma vez vem lançar um tema interessante para as relações Luso-Brasileiras. Eu próprio já lancei um tema sobre a diferença entre a actual Literatura Brasileira e a do seculo passado (lembra-se Francisco? Ninguem ligou. Nem em Portugal nem no Brasil (houve uma ou duas execepções). Quanto ao outro tema (o Acordo...) a falta de categoria e a baixaria dos participantes foi de tal ordem que só podia acontecer que as pessoas decentes (nas quais me incluo)rapidamente desistiram.
Lamento desiludir a Eugenia mas não existe nenhuma "...invasão maciça de informações via TV".
A não ser que considere que a "informação" contida nas quatro telenovelas que passam na SIC antes do Telejornal e a seguir mais uma supostamente de qualidade que na maior parte das vezes acaba depois da meia-noite. Nos outros dois canais o cenário é igual.
de facto, passam-se dias sem que seja noticiada alguma coisa do Brasil a não ser que aconteça alguma desgraça do tipo do crime de Fortaleza ou um massacre numa cadeia de alta segurança. Aí os Portugueses são "abundantemente" informados sobre um Brasil que de facto existe mas que é uma infíma parte daquilo que verdadeiramente são os milhentos Brasis (peço desculpa pela expressão mas parece-me que corresponde à realidade). Nessa altura, nós os previligiados, que gostamos de passear pelas livrarias de S.Paulo, percorrer lentamente a Rio-Santos (paragem obrigatória em Ilhabela e Paraty), curtir música num qualquer bar de praia ou simplesmente perguiçar na areia, que conhecemos um pouco do Brasil somos confrontados com aquela pergunta estúpida e sacramental "achas que posso ir passar férias sem problemas"?
Mas o Brasil está na moda. A TAP voa 47 vezes semanais para sete destinos diferentes e os aviões vão cheios.
Deixem descrever o percurso do tipico Portuga. Embarque em Lisboa no sabado/Chegada a Natal 8 h depois/Transfer para Pipa /Resort /Ponta do Madeiro de preferencia/ Uma semana a ver os biquinis na praia, muita cerveja e bobó de camarão/volta no sabado seguinte (se tiver dinheiro fica 15 dias).
Comentário para os amigos "é pá o Brasil é muito bom".
Em conclusão o Brasil é ao nível da informação (salvo raras e honrosas excepções) tratado como outro país qualquer (pior que qualquer um da CE).
Muito já foi dito mas espero que não deixem cair o tema porque espaçoes de conversa decente vão rareando.

Um abraço deste lado para ambos os lados.

fernando

fernando Frazão disse...

Desculpem só ter referido o Francisco e não ter citado o Antonio Viriato que afinal de contas está na genese da discussão

Fernando

Roberto Iza Valdes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Roberto Iza Valdes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Roberto Iza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
philippine disse...

companies marketing mineral makeups and also get the best bargains in mineral makeup you can imagine,
find aout how to consolidate your students loans or just how to lower your actual rates.,
looking for breast enlargements? in Rochester,
homeopathy for eczema learn about it.,
Allergies, information about lipitor,
save big with great bargains in mineral makeup,

change edition interviewing motivational people preparing second
,

interviewing motivational people preparing second time
,

interviewing people motivational preparing for a second time
,

black mold exposure
,

black mold exposure symptoms
,

black mold symptoms of exposure
,

free job interview questions
,

free job interview answers
,

interview answers to get a job
,

lookfor hair styles for fine thin hair
,

search hair styles for fine thin hair
,

hair styles for fine thin hair
,

beach resort in the philippines
,

great beach resort in the philippines
,

luxury beach resort in the philippines
,
iron garden gates, here,
iron garden gates,
wrought iron garden gates
, here
,
wrought iron garden gates
,
You: The Owner's Manual: An Insider's Guide to the Body That Will Make You Healthier and Younger
,
eat eating mindless more than think we we why
,


texturizer,
texturizers here,
black hair texturizer,
find aout how care curly hair,
find about how to care curly hair,
care curly hair,
lipitor rash,
lipitor reactions,
new house ventura california,
the house new houston tx,
new house washington dc,
new house pa philadelphia,
san antonio tx house new,
house new pa philadelphia,
new house washington dc,
new house ventura california,
the house new houston tx,
house new san antonio tx,
the house new houston tx, that you are looking for,
new house ventura california, you need to buy,
new house washington dc,
house new pa philadelphia,
new house san antonio tx,

hair surgery transplant
,

air filter allergy
,

refurbished dell laptop computers
,

hair surgery transplant
,

air filter allergy
,

refurbished dell laptop computers
,

hair surgery transplant
,

air filter allergy
,

refurbished dell laptop computers
,

chocolate esophagus heartburn study
,

chocolate esophagus heartburn study
be informed,

digestion healing healthy heartburn natural preventing way
,

digestion healing healthy heartburn natural preventing way
,
sew skirts, 16simple styles you can make!,
sew what skirts 16 simple styles you,
rebates and discounts on sunsetter awnings,
sunsetter awnings discounts and rebates,
discount on sunsetter awnings


truck and bus tires 12r 22.5, get the best price,
tires truck and bus 12r 22.5 best price,
tires truck bus tires12r 22.5 best price,
plush car seat strap covers,
car seat strap covers,plush,
car seat strap, plush covers,
oscoda voip phone systems, the best!,
oscoda voip the phone system,
oscoda voip phone systems,
exterior iron gates,
oriental wrought iron gates,
powder coated iron garden fencing,

night vision disse...

black mold exposure,
black mold symptoms of exposure,

wrought iron garden gates,
your next iron garden gates, here,

hair styles for fine thin hair,
search hair styles for fine thin hair,

night vision binoculars,
buy, night vision binoculars,

lipitor reactions,
lipitor reactions,

luxury beach resort in the philippines,
beach resort in the philippines,

homeopathy for baby eczema.,
homeopathy for baby eczema.,

save big with great mineral makeup bargains,
companies marketing mineral makeups,

prodam iphone praha,
Apple prodam iphone praha,

iphone clone cect manual,
manual for iphone clone cect,

fero 52 binoculars night vision,
fero 52 night vision,

best night vision binoculars,
buy, best night vision binoculars,

computer programs to make photo albums,
computer programs, make photo albums,


craftmatic adjustable air bed
craftmatic adjustable air bed, info here

boyd night air bed
boyd night air bed, low price

air bed in wisconsin
best air beds in wisconsin

cloud air inflatable bed
best cloud air inflatable beds

portable sealy air bed
portables, sealy air beds

aluminum rv luggage racks
aluminum made, rv luggage racks

air bed form raised
best air beds form raised

support equipments aircraft
best support equipments for aircrafts

informercials bed air
best, informercials bed air

mattress sized air beds
best mattress sized air bed

antique doorknob identification
antique doorknob, identification tips

troubleshooting dvd player
troubleshooting with the dvd player

flat panel television lcd versus plasma
flat panel television, lcd versus plasma pic the best

causes of economic recession
what are the causes of economic recession

free printable tax forms
free printable IRS tax forms

bed air foam adjustable
bed air adjustable foam

hoof prints antique and unusual equestrian prints
hoof prints, antique equestrian prints

buy adjustable air bed
buy the best adjustable air beds

air bedscanadian stores
air beds, cheap canadian stores