agosto 19, 2004

Verissimo sobre as meias de Zuenir

Luis Fernando Verissimo escreve esta semana sobre o projecto do governo PT/Lula em redor da disciplina sobre a imprensa (lê-se no Estadão e no O Globo) -- ver o post anterior «Imprensa»:
«Não acho totalmente ruins esses projetos para disciplinar jornalistas. Gostei principalmente da idéia de definir critérios para os trajes a serem usados no exercício da profissão. Poucas coisas afetam o funcionamento de uma redação como o comprimento das saias usadas por certas jornalistas, por exemplo. Esta é uma área em que algum tipo de padronização é obviamente necessária. Caberia ao Conselho, ou à Ordem, ou ao que quer que seja que vá nos disciplinar, estabelecer limites máximos e mínimos para as saias desde que ficasse claro não haver qualquer intenção de controlar o conteúdo. Não imagino como seria um traje adequado para cronistas. Talvez algo na linha do blazer azul, camisa aberta ao peito em tom pastel, calças cinzas e sapatos tipo mocassim. Algo, enfim, para distingui-los das categorias inferiores. Para as moças, blazers também, mas com um cachecol cuja cor variaria de acordo com o assunto de que tratam (rosa shocking para a política, verde debênture para a economia, etc.). A regulamentação dos trajes para cronistas enfrentaria alguns problemas práticos na aplicação, como o que fazer com as meias coloridas do Zuenir. Proibi-las simplesmente seria um inaceitável cerceamento da liberdade de expressão dos pés do cronista. Tornar o uso de meias coloridas iguais às do Zuenir obrigatório para todos os cronistas só aumentaria os protestos contra a escalada do autoritarismo tipo soviético neste governo. Hoje só meias como as do Zuenir para todos, amanhã só o Pravda. A solução seria um dispositivo especial da nova lei que isentasse as meias do Zuenir do artigo que trata das nossas vestes. O que se esperaria dos responsáveis pelos projetos para disciplinar jornalistas é que tivessem a sensibilidade e o bom senso de rever este item. Pelo menos este.»

9 comentários:

carlosrlopes disse...

Safa! Daqui a pouco vem-lhe à ideia colocar uma marca no casaco do jornalista, sei lá... tipo um estrela.
Desculpe o humor negro mas até senti um calafrio.

Anónimo disse...

lol...estou a imaginar a judite de sousa a apresentar o telejornal vestida de colegial...

ass: fernando
http://o12desetembro.blogspot.com

Softy Susana disse...

Coloca-se, no entanto, uma pergunta pertinente: que traje usariam os pseudo-jornalistas? :)

Horácio disse...

Descobri hoje o vosso blog. E achei excelente. Obrigado

Horácio

Anjo élico disse...

Cheguei vindo pela ma-schamba. Excelente iniciativa a exemplo das que mantêm a solo.

Inagaki disse...

Parabébs pela iniciativa do blog. Nós, os brasileiros, ainda temos muito que palmilhar em busca de uma maior integração lusófona. Forte amplexo d'além-mar!

Anónimo disse...

I've been finding almost all of my zen sushi here

betterlovemaking disse...

This is a terrific blog on online romance
. My site on online romance
is also a great place to get some valuable information. Stop by when you get a sec....

Thanks

Anónimo disse...

Li esta referência a PRAVDA e queria saber exatamente o que quer dizer com isso.

Timofei BYELO
Relações Públicas