agosto 17, 2004

Nelson para fanáticos

Depois do trabalho memorável de Ruy Castro sobre a obra do dramaturgo (desde a monumental biografia, Flor de Obsessão, até à edição da série de livros perdidos ou esquecidos), a Companhia das Letras acaba de lançar O Baú de Nelson Rodrigues, reunião de crónicas publicadas entre 1928 e 1935, período em que Nelson trabalhou nos jornais A Manhã, Crítica e O Globo. O trabalho de edição é de Caco Coelho. O Baú de Nelson Rodrigues recolhe dois tipos de texto: crónicas literárias de um lado, histórias de polícia do outro. 308 páginas para coleccionadores.

2 comentários:

sub rosa disse...

Olá Senhores:
Infelizmente não pude registrar a concepção e o nascimento deste blogue. A idéia é maravilhosa, ça va sans dire. No atual momento, por motivos imperiosos, fechei o meu blog Sub Rosa (http://www.meguimaraes.com/subrosa ), mas terei muito prazer de escrever sobre ele em algum lugar. Não que necessitem de tal, mas porque seria uma extrema miopia de minha parte não reconhecer-lher a enorme importância.
O Gávea está listado entre os blogs a ser lidos na página do SubRosa rubrica OUTROS BLOGS.
Queiram, por favor, meus cumprimentos.
Obrigada.
Meg Guimaraes - (Sub Rosa)

sub rosa disse...

Ah! Já agora, vejo que ia esquecendo de duas coisas:
1- soube da existencia do Gávea, pelo Ped, e vim logo ler.

2- Não é costume comentar-se nos antigos posts, mas preferi escrever aqui.

3-Causa-me impressão, contudo, o fato de dizerem a respeito de Ruy Castro: " desde a monumental biografia, Flor de Obsessão...".
Por gentileza, poderiam esclarecer se em Portugal a biografia de Nelson levou esse título, Flor de Obsessão? Bem, se for assim, gosto mais do título original, em brasileiro;-), da Companhia das Letras: "O Anjo Pornográfico".

Se eu estiver enganada, perdoem-me a ousadia.

4- Ah e quero dizer que foi no blogspot onde comecei o "sub rosa", porém já não mais lá estou.
E, muito embora eu tenha em outras ocasiões escrito ao professor F. Viegas, e não tenha merecido resposta, acho bem que coloque meu atual endereço:

Sub Rosa - http://www.meguimaraes.com/subrosa
E meu endereço de email: subrosa@meguimaraes.com
Meg
P.S "Ped" é o nosso amigo Pedro Dória.(No Mínimo e LAD)
****
Finalmente, embora muito atrasada, aproveito a ocasião para desejar-vos um doce Rosh Hashannah e dizer: Shana Tová!
M.