julho 29, 2005

A não perder, em viagem, 1

Para quem estiver de viagem pelo Brasil nesta temporada, não perder as terças-feiras mais do que animadas no Bar Ocidente, em Porto Alegre, no bairro do Bom Fim, cenário de muitos livros de Moacyr Scliar e também dos chamados «movimentos culturais» da cidade mais europeia do Brasil, a capital gaúcha, além de registar a maior concentração de bares da América do Sul. São os Saraus Elétricos, onde podem ser visitas Luis Fernando Verissimo, Moacyr Scliar, L.A. Assis Brasil ou Luis Augusto Fischer. Chegam a estar 100 pessoas – a entrada custa R$5, e há bebidas durante as sessões (Rua João Telles, Bom Fim, telef. 51-3312-1347).

1 comentário:

Anónimo disse...

Como disse, Porto Alegre é de facto a metrópole mais européia do Brasil. Convivem descendentes de alemães, de italianos e, sobretudo, de açorianos. Há, também, um imenso bairro da diáspora ashkenazi.

Recife, quase 4.000 km na direção nordeste, é também um encontro de gentes de diferentes origens: portuguesa, africana e autóctone.

Em Porto Alegre há uma saudável competição entre as culturas que integram a cidade. Já Recife, no que toca à civilização, é quase exclusivamente portuguesa.

O rosto de Porto Alegre é europeu e o de Recife mestiço, moreno. Em ambas as metrópoles, ainda que por diferentes razões, os portugueses encontrarão muitas afinidades.

Já São Paulo seria a única capital de vocação autenticamente "americana", a representar mais um aspecto dos diferentes brasis...