julho 30, 2005

Curso Breve de Literatura Brasileira




















Para mostrar apenas a capa do primeiro volume da colecção, Curso Breve de Literatura Brasileira, da Cotovia, o Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado. Abel é, de facto, o grande divulgador da literatura brasileira em Portugal, um dos autores do melhor blog português do momento, o Casmurro, onde colaboram também Osvaldo Silvestre, Manuel Portela, Pedro Serra ou Gustavo Rubim.

Abel Barros Baptista é autor de, entre outros, O Professor e o Cemitério. Rusga pelo «José Matias» de Eça de Queiroz Entendido como Percurso de Assassinatos Regulares, 1986; Auto Bibliografias. Solicitação do Livro na Ficção e na Ficção de Machado de Assis, 1998; A Infelicidade pela Bibliografia, 2001. Director-adjunto da revista Colóquio/Letras, Abel escreve em jornais e revistas de Portugal e do Brasil e é co-autor, com Luísa Costa Gomes, do romance O Defunto Elegante (Lisboa, 1996) e, com Gustavo Rubim, de Importa-se de me emprestar o Barroco?. O seu mais recente livro de ensaios é Coligação de Avulsos. Ensaios de Crítica Literária (na Cotovia).

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se o comentário entrou, por isso vou tentar novamente. Peço desculpa se me vou repetir:

Deliciosa foi também a entrevista dada no JL desta quinzena onde Abel Baptista abordou o tema da colecção e da falta de interesse da nossa parte (e não só!) pela divulgação e conhecimento de uma literatura-cultura cujas raízes se encontram não só na tradição mas também na nossa língua-cultura. Para que se permita esse espaço de interacção é necessário quebrar com tabus (Tabu (bras.) - açúcar que não coalhou bem.) Não podemos dissertar sobre algo que não conhecemos e a publicação/divulgação e consequente abertura de espaço à literatura brasileira é um dos primeiros passos indispensáveis.

A.C.

Mirella Adriano disse...

Como posso conseguir um exemplar?