setembro 16, 2004

Primavera dos Livros


Começou hoje, no Jockey Clube do Rio de Janeiro (ah, que lugar!) a quarta edição da Primavera dos Livros.

2 comentários:

Silvia Chueire disse...

É perto da Gávea, o Jóquei Clube. :)

António Viriato disse...

Parabéns pela iniciativa de aproximar duas culturas com tantas afinidades naturais, porém, estranhamente desconhecedoras uma da outra, pelo menos nos tempos actuais. Falo evidente das culturas portuguesa e brasileira.

Também tenciono escrever alguma coisa no blogue alma lusíada, sobre o tema da Luso-Brasilidade, sem temor de desagradar ou beliscar a sensibilidade brasileira, que estimo, mas precisa de ouvir umas coisas dos irmãos lusitanos, tradicionalmente, depreciados ou persistentemente injuriados, a pretexto do pecado da colonização. Como se todos os brasileiros que nos censuram fossem ou descendessem de índios, seres autóctones, senhores dos territórios que os portugueses descobriram há 500 anos.

É tempo de dizermos o que achamos dos preconceitos intermináveis que continuamos a encontrar, incluindo aqui, naturalmente, o ponto de vista dos brasileiros, que, no entanto, sempre foi mais ostensiva e exuberantemente expresso, talvez demasiado, sem a devida réplica lusitana.

Julgo que definitivamente teremos de encerrar a chamada diplomacia do croquete e tratar de coisas concretas e de vantagens recíprocas.

Saudações Lusíadas