julho 30, 2005

Porto Alegre, São Paulo, Recife

Um dos habituais comentadores do Gávea escreveu a propósito dos posts sobre tertúlias em Poerto Alegre e São Paulo, chamando a atenção para o Recife:
«Como disse, Porto Alegre é de facto a metrópole mais européia do Brasil. Convivem descendentes de alemães, de italianos e, sobretudo, de açorianos. Há, também, um imenso bairro da diáspora ashkenazi. Recife, quase 4.000 km na direção nordeste, é também um encontro de gentes de diferentes origens: portuguesa, africana e autóctone. Em Porto Alegre há uma saudável competição entre as culturas que integram a cidade. Já Recife, no que toca à civilização, é quase exclusivamente portuguesa. O rosto de Porto Alegre é europeu e o de Recife mestiço, moreno. Em ambas as metrópoles, ainda que por diferentes razões, os portugueses encontrarão muitas afinidades. Já São Paulo seria a única capital de vocação autenticamente "americana", a representar mais um aspecto dos diferentes Brasis...»
Ficamos à espera de indicações sobre tertúlias pernambucanas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Escrever a um blog da ex-metrópole que a dinâmica São Paulo tem vocação “americana”, chega a ser uma provocação. Brincalhona, vá lá, mas sempre uma “provocação”. Obrigado pelo acolhimento amistoso, bem humorado.

Usei “civilização” como fazem a história, a sociologia, em contraposição à idéia de primitivismo. Já na forma como o Gávea percebe a palavra, ou seja, para caracterizar ambientes propícios às tertúlias, aos encontros literários, melhor os Pampas, tem toda a razão.

Sucesso e longa vida ao blog.